November 09, 2006

O que passa ao lado

" - Anda, vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo. Quando vieres ter comigo, dou-te um presente de despedida: conto-te um segredo.
O principezinho lá foi ver as rosas outra vez.
- Vocês nao sao nada parecidas com a minha rosa! Vocês ainda não são nada - disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês e vocês não estão presas a ninguém. Vocês são como a minha raposa era. Era uma raposa perfeitamente igual a outras cel mil raposas. Mas eu tornei-a minha amiga e, agora, ela é única no mundo.
E as rosas ficaram bastante incomodadas.
- Vocês são bonitas, mas vazias - ainda lhes disse o principezinho. - Não se pode morrer por vocês. Claro que, para um transeunte qualquer, a minha rosa é perfeitamente igual a vocês. Mas, sozinha, vale mais do que vocês todas juntas, porque foi a ela que eu reguei. Porque foi a ela que eu pus debaixo de uma redoma. Porque foi a ela que eu abriguei com o biombo. Porque foi a ela que eu matei as lagartas (menos duas ou três, por causa das borboletas). POrque foi a ela que eu ouvi queixar-se, babar-se, e até, às vezes, calar-se. porque ela é a minha rosa.
E então voltou para o pé da raposa e disse:
-Adeus...
- Adeus - disse a raposa. - Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para aos olhos...
- O essencial é invisível para os olhos - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tao importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. - Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável +ela tua rosa...
- Sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer."

O Principezinho, algures no cap XXI, Saint-Exupéry
às vezes fica esquecido...é bom relembrar.

:)

3 comments:

Anonymous said...

O essencial é invisível para aos olhos...

Esta é uma frase de inspiraçao para muitos trabalhos. Eu tenho algumas ideias que talvez um dia as consiga concretizar.

gostei deste teu cantinho aqui (:
beijinho ladybug * * *

ladybug said...

obrigada pelo teu precioso comment, por teres gostado deste cantinho resguardado de muitos outros bloggers e observadores ;)

O tempo...o tempo é essencial p ver o q é invisivel aos olhos ;)

Um dia destes partilhas-me essas tuas ideias!

és sempre benvindo a este cantinho X-Pippes!

quantum said...

...é preciso cativar...

bjit*s