December 13, 2006

Edward de Bono

Aproveito para vos repassar um conselho que registei ontem, do Dr. Edward de Bono (o autor do best seller “os seis chapéus do pensamento”) – além de outras composições interessantes que absorvi num dos sofás beges amarelados da fnac chiado, no meio de senhores cultos, altos e com óculos, de reformados com o síndrome de sono pré, pós e enquanto leitura (e que baloiçavam ao meu lado), de jovens comuns com vontade de saber mais qualquer coisa, e de mais umas quantas personagens sólidas: “You can analyse the past but you have to design your future”… e escrevo isto a colocar-me já com a mão estendida para receber a menina-de-cinco-olhos!

E são estes momentos que mostram como às vezes a força das circunstâncias leva-me a tomar em conta a busca de um tempo para mim, um sentimento de mim, de ti também.

7 comments:

Anonymous said...

ola ladybug!
desculpa a minha ausencia deste cantinho, mas andei atarefado entre folhas e codigo (:
e olha que a esta fase do dia, apesar de nao ser reformado (embora as vezes me passe pela cabeça que já o deveria ser) tambem sofro desse mesmo síndrome do sonito!

maaaaaaas, a fnac chiado é um local bastante agradável, para pensar um pouco e ler alguns rabiscos que por lá se encontram. Obrigado por essa partilha!

beijinho grande *

ladybug said...

é sempre benvinda (ou bem vinda...como queiram) a tua presença virtual neste cantinho que têm mantido as últimas noticias e eventos da Estefânia ;)

Experimenta, uma tarde...passas por qualquer fnac ou livraria com um local confortável para fazeres poiso (até um alfarrabista!) e disfruta dos que te rodeiam e das letras saltitantes que se perdem entre tantas que lês.

Só precisas de um requisito para a experiência dar resultado e frutos: estares disponível para entregares esse teu tempo a este momento!

Até breve :)

Baltazart said...

"disfruta dos que te rodeiam e das letras saltitantes que se perdem entre tantas que lês." saliento o "insight" no teu comentário em vez do post original.. talvez por qualquer coisa que agora não sei definir..

Anonymous said...

Discordo da frase desse senhor Bono. Óbvio que pensamos o nosso futuro e geralmente, em função das experiências do passado; queremos corrigir o que fizemos mal feito. Mas essa construção, não pode chegar a ser um construção plena porque o futuro é incerto, pelo menos no que diz respeito ás coisas que nos acontecem, e basta uma pequena dessas coisas acontecer para poder desmoronar tudo.
Não quero destruir o que o senhor escreveu, apenas por ter lido essa citação, mas a frase soou-me a uma certeza e eu não sou muito de certezas.

Como não sou blogger...

Samuel

Anonymous said...

Edward de Bono, exelente escolha... para muitos apenas um nome perdido no oceano para outros uma referência que marcou um antes e um depois, para mim? É mais do que um nome... aquele que me faz sonhar, viajar, pensar e gritar... Sobre o seu pensamento comento com isto "enquanto o passado for presente não haverá futuro"

João Blümel said...

Tão giro..ainda outro dia fui à fnac e pus-me a ler precisamente o livro dos seis chapéus:). Gostei da coincidência...!
*

ladybug said...

eheh hoho demorou mas vamos lá gerar a polémica. está aberto o espaço para o debate!

Temos aqui duas opiniões bastante divergentes. Bem, pobre sr. bono. se lhe chegassem à mesinha de cabeceira estas ilustres opiniões de uns jovens portugas da terrinha de Lisboa e arredores... hiih (biba o porto!)

Já falámos nisto uns dias atrás prof sam, num tal star of india (boas pessoas aquelas) mas é importante partilhar. O ponto eram as certezas...eu gosto e quero ter determinadas certezas futuras. Dão-me segurança, estabilidade e terreno sólido para pular para os próximos pilares.
Contudo o imprevísivel, a surpresa dá um gosto bem requintado às vivencias. (...E se gosto de surpresas!!) MAs não é por isso que vou deixar de estruturar o futuro.

Ah, e não é assim tão óbvio que aprendamos com os erros do passado, e não passamos (infelizmente) assim tanto tempo de qualidade a ponderar sobre as nossas acções e a tomar uma atitude de mudança. Se assim fosse...é um objectivo!
Mostrei o meu ponto de vista?

e reynolds, afinal o que o sr. bono te mostrou de tão espetacular que te fez assim sonhar? gostei de teres citado "enquanto o passado for presente não haverá futuro". presente só para o passado não ser totalmente ignorado mas sem que seja mastigado constantemente pq isso sim, impede de andar para a frente!

e joao, dei uma segunda olhadela nos seis chapeus...parecia-me melhor. e a ti?

escrevi demais...sempre fica registado!

Gosto de vos ter aqui neste cantinho!! Até breve :)