July 01, 2008

Um separador pessoal: SUISSE, Parte II

(escrito a 23 de Junho)






Ha vida no ‘cambre 11’ da casa 8 de La Lignière.




Tem estado calor e eu...tive saudades de Portugal.


Confesso que apos 3 semanas senti por momentos o que é ter saudade a sério da minha casa. Saudades a sério porque a saudade é relativa. Eu tenho saudades dos minhas deambulaçoes com a Ana quarta à noite por Lisboa, das sextas feiras quando via a mala dos meus mais-que-tudo no meu quarto, dos meus desencontros com o Ru, do acordar do meu pai com o dedo no ar, dos programas de sabado na Central e dos desabafos adolescentes aos Guilherme, das Laudarenight e seus constituintes, ou das aventuras malucas com o Rudas, Skateart e Mi, dos cozinhados da mae...e de tantas coisas mais. Mas...ao fazer a salada do almoço de domingo o que me apetecia mesmo era ter sentido o odor do forno da cozinha da minha mae. Sem pedir licença, soou-me, assim meio atrevido, um pensamento: Tenho saudades de Portugal.
Fogo...o meu jeito desprendido abalou-se. Saudades tinha e tenho. Mas acho que foi uma emoçao tao diferente...! Felizmente so nos temos esta preciosa palavra, SAUDADE. Ela é tao ampla!Entao passei um lindo domingo onde foram 'preenhidas' essas saudades numa casa com uma familia grande. Gostei de la estar. Porque vi culturas misturadas, vi desprendimento saudavel, vi tempo de qualidade, vi simplicidade. A casa parecia um labirinto! Tinha recantos ‘Enah meu, mais umas escadas aqui’. E o sol associado a um telefonema queimaram-me as saudades! Soube bem ter saudades. :)

5ª, nuit, entre linhas: ‘Bem...estou ko. Ontem fiz 30min de bicicleta, duas marchas de 30min cada, uma marcha ao fim do dia de 1h (e depressa!) e terminei o dia com 30min de hidro mais 15/20min de nataçao livre...hoje doem-me as pernas. Mas de qualquer maneira vi que estava (...) enfim, à parte disso, estou bem, estou à espera da copinne para irmos almoçar. Mas sabe-me muito bem este bocadinho.’

6ª, aprés midi, entre linhas: ‘Que dia bom. Senti prazer (imenso) na natureza, no sol, na erva, como nunca antes. E melhor, sem pensar que gostaria de ter alguem para partilhar. Era so eu, natureza e Deus...o momento era nosso. (A bicicleta e a minha musica tambem partilharam o momento!)
Ah...entretanto cai de bicicleta outra vez e fui molhar os pés no lago. Vi o Mont Blanc pela primeira vez à séria. É mesmo muito branquinho, tanto que parece uma nuvem bem delineada.’
Quanto ao que tinha escrito na 6ª, nao pensem que para mim nao é bom partilhar as coisas. Alias, recomendo de vejam o ‘Into the wild’. Ele preceisou de dois anos sozinho para compreender que a felicidade so é real quando é partilhada. Felizmente que conheço essa realidade. Mas o que escrevi foi num sentido mais pessoal. Precisava de nao ter que querer partilhar aquele momento tao bom com ninguem. Somente para o poder desfrutar sem pensar: Fogo...gostava que esta ou aquela pessoa estivessem aqui. Assim, tinha tendencia para nao o desfrutar a pensar que poderia ser ainda melhor! Expliquei-me bem?

Sabbath, ?, entre linhas: ‘Acordei cedo para fazer um iman para o Dr. mas ficou esturricado. Genéve, picnic (entre varias culturas!), Salève...boa musica, um casal de suecos e uma musica nova! Foi bom e cansativo.’

Primeiro, a musica nova:
FATHER GOD, JUST FOR TODAY HELP ME WALK IN YOUR NARROW WAY.
HELP STAND, OR I MAY FALL. GIVE ME THE STRENGTH TO HEAR YOUR CALL.

MAY MY STEPS BE WORSHIP, MAY MY THOUGHTS BE PRAISE
MAY MY WORDS BRING HONOR TO YOUR NAME.

‘Um iman’?? Podem estar a pensar. Na foto vem o que saiu. O que estava escrito era: ‘Cherchez votre force dans l’union avec Le Seigneur.’ Ef. 6 :10. Acreditem estava bonito. Era azul com reflexos prateados. No proximo post mostro o resto das minhas criaçoes. Ando a divertir-me na minha bricolage, tive que trazer os materiais varios...nao dava como nao os trazer atrelados. Agora ando a conhecer melhor a ‘massa fimo’ da minha meninice. Tempos em que ficava a ver a mana fazer coisas bonitas e eu aspirar fazer um dia como ela... e estou a gostar apesar de nao fazer como ela :)



Domingo escrevi muito. Mas desta vez so uma parte nao ia dar certo.






E hoje...bem nao escrevo entre linhas, escrevo ja aqui. Fui ao lago nadar um pouco. Gostei mais da experiencia pos lago. Confesso que depois duma piscina de manha custou-me entrar naquele lago cheio de ‘situaçoes’ a boiar (como diz o copin!). Foi mesmo estranho, tive medo daquelas algas todas por baixo de mim e daquelas pedras... e nem desfrutei a serio do mont blanc ao longe. So de pensar que antes entrava numa praia de S. Tiago, Cabo Verde, daquelas de areia preta e nao muito limpinhas à vontade... estou a ficar adulta?

:)

Até às proximas caminhadas!

3 comments:

Anonymous said...

Joaninha,

Esse parágrafo sobre as "situações" a boiar mais parece meu. ;)

Que bom ver-te assim, com uma produtividade completa e feliz. Pareces-me feliz e tranquila. Foste embora daqui a tremer a perna sem que te apercebesses disso... :) Que sensações me dás através das descrições que fazes. É bom ver tudo isso através dos teus olhos e palavras.

Estou com insónias. Vim olhar para as tuas fotografias. Gosto tanto da do rolo de palha e daquela que tens o lenço na mão. Vou dormir com essas imagens na cabeça.

(Dá para notar que tenho saudades? ;p)

Anonymous said...

nao joaninha, nao estas a ficar adulta!

o sorriso grande grande em cada fotos motra que ainda nao és uma pessoa crescida e consegues sorrir como os pequeninos! Sorris com os olhos e é tao bonito! mesmo bom ver-te assim tão feliz!

Continua a escrevere e a dar noticias, aproveita bem!
Um grande beijinho *

Irina Jeanette said...

Joaninha, a suiça não podia combinar mais contigo...eu sempre tive o sonho de conhecer esse paraíso escondido da europa...muito por culpa da Heidi.

Como não posso ir até aí....
Fazes-me um favor?
Quando fores andar pelos campos, pela relva, nos lagos e de bicicleta.... e te encontrares no caminho com o nosso Melhor Amigo por favor, leva-me contigo!
Beijinhos veludinhos